Traços Curatoriais

Traços Curatoriais

Começou assim:

A PID Plataforma Internacional de Dança e o Acervo Mariposa estabelecem parceria de ação cultural definida por um blog de textos curatoriais a respeito dos vídeos coletados pela convocatória para a Mostra Artística PID do ano de 2010.

Neste ano 2011, esta ação é realizada e toma uma maior dimensão agora pela PID 2011 – Nirlyn Seijas e Catarina Gamacho – passando a agregar, além da doação dos vídeos, a criação de um blog para postagem de textos com olhar curatorial que possam estabelecer diálogo com os vídeos, obras coletadas e artistas envolvidos.

Igualmente, o Acervo Mariposa 2011 – Nirvana Marinho e Amanda Villani, com colaborações de Bruna Antonelli – vem estudando modos de curadoria para uma gestão compartilhada de vídeos de dança. Frente ao acervo já coletado, faz-se necessário o estudo, em andamento desde setembro 2010, de desenhos curatoriais do acervo atual.

 

Então, realizamos…

Em agosto de 2012, Nirlyn visitou o Acervo Mariposa e com sua vinda, banhada de café especial e doce presentado por Bongiovanni – delícia, criamos uma Rádio Novela, também não menos contagiadas pela Rádio 7e8.

Nessa Rádio Novela, postada aqui nos Traços Curatoriais semanalmente, algumas perguntas fizeram um jogo que cerca nossas concepções sobre CURADORIA em dança: Nirvana Marinho e Nirlyn Seijas.

A partir de 22 de outubro, escute pílulas de curadoria em dança.

Imagem destacada: referente ao projeto Rede Dança em Vídeo cujo material foi um lambe lambe com uma árvore de relações curatoriais.